E na odontologia este direcionamento não é diferente. Afinal o consultório existe para atender seus pacientes e deve construir um relacionamento de satisfação com seus públicos, visando uma fidelização contínua.
Cada paciente possui um perfil diferente, cada um tem anseios e desejos particulares. E pode apostar ninguém pensa da mesma forma quando chega ao seu consultório. Mas como desvendar este conhecimento? Como entender realmente o que o paciente deseja?
Primeiro defina seu público: Idade, classe social, região onde mora. Estas informações já irão proporcionar um perfil inicial do paciente.
Por meio de um diagnóstico identifique as necessidades que são apresentadas pelo paciente e com uma conversa você pode ter conhecimento dos desejos (tratamentos, estéticos ou não).
Trace um planejamento para que o desejo de seu paciente seja realizado. Facilite, acompanhe o ritmo dele, mesmo que seja um pouco mais devagar. O que importa é que ele realize o que tanto deseja. Seja um tratamento estético, um implante, cirurgia, ou outro procedimento.
Sorriso no rosto, simpatia, confiança, credibilidade, ambiente acolhedor, limpeza, higienização, são elementos fundamentais e de igual importância a todos os pacientes.
Então isto é básico que seu consultório ofereça. Mas acrescente sempre um algo a mais, não apenas para todo o público que frequenta seu consultório, como decoração, aromas aconchegantes, revistas direcionadas, música ambiente, como também mimos personalizados, como por exemplo, que tal colocar o DVD do artista favorito de seu paciente, para que ele assista enquanto você realiza o procedimento? Não é isto que o mercado tem oferecido aos clientes? Tratamento Vip, personalizado.
Então não esqueça de aplicar a pesquisa de satisfação, que pode ser realizada durante o tratamento e após a finalização do mesmo. É a partir destas bases que os relacionamentos são construídos e com a continuação das ações levará a tão desejada fidelização.
Então, mãos obra, estamos na época do conhecimento. Pesquise seu público, estude seu público e conquiste seu público.