Em um mercado competitivo as estratégias de marketing digital para e-commerce desempenham um papel cada vez maior no sucesso de uma loja virtual.
É comum vermos o comércio eletrônico associado única e exclusivamente à tecnologia, mas sabemos que atualmente, o grande diferencial está exatamente no marketing online aplicado às lojas virtuais e sites comerciais.
Muitos empresários, por desconhecerem a mecânica dos negócios online, acreditam que as estratégias de marketing digital para e-commerce devem começar a ser estruturadas após a conclusão da etapa de implantação da plataforma de e-commerce, o que na verdade é um grande erro.
O marketing nasce com a loja
No estágio atual da tecnologia, o empreendedor dispõe de inúmeras ferramentas para a divulgação de lojas virtuais, e por isso mesmo, o planejamento se torna fundamental para podermos articular todas essas opções.
É preciso coordenar as ações de marketing online para que elas possam criar uma situação que resulte na tão almejada sinergia em marketing digital, capaz de potencializar o impacto de cada uma individualmente.
As estratégias de marketing digital para e-commerce bem estruturadas começam já na etapa de planejamento da loja virtual. É o caso, por exemplo, da estratégia de SEO para e-commerce. Já no momento de definição de departamentos e seções da loja, precisamos ter, no mínimo, uma ideia das palavras-chave pelas quais queremos ser encontrados.
É preciso fazer uma boa pesquisa sobre estas palavras-chave, com as ferramentas adequadas, porque elas serão fundamentais para a denominação de cada departamento, pois no caso da construção de URLs amigáveis, precisamos encaixá-las de forma a potencializar o SEO das páginas de produtos e com isso conseguir maior visibilidade nas páginas de respostas das ferramentas de busca.
Determinando as estratégias de marketing digital para e-commerce
Basicamente um e-commerce trabalha com um grupo clássico de ferramentas e estratégias de divulgação de seus produtos:
• Marketing de Busca – Otimização para ferramentas de busca – SEO, links patrocinados, como Google AdWords e comparadores de preços
• Marketing de Relacionamento – Mídias sociais como Facebook, Twitter e Instagram, dependendo do setor e e-mail marketing
• Marketing de Display – Banners em blogs e portais através da rede de display do AdWords, Facebook Ads e outras ações isoladas
• Marketing de Conteúdo – Conteúdo de qualidade em um blog bem estruturado que funciona não só como ferramenta de exposição nos buscadores como fideliza os acessos
Todas estas estratégias tem custo, é óbvio, e por isso, em primeiro lugar devemos levar em consideração o orçamento disponível para o marketing digital de forma que possamos alocá-lo de maneira apropriada ao longo do tempo, visando garantir a sustentação das campanhas durante o tempo suficiente até que elas comecem a gerar um retorno.
A Genius Marketing Empresarial possui uma equipe técnica especializada e competente, para planejar o seu o projeto online. Desenvolvemos desde os primeiros passos de uma plataforma de vendas comercial, até os relatórios mensais de resultados de campanhas de marketing aplicados. Afinal o nosso marketing é fazer bem feito!
Aproveitando a deixa, em breve, Lançamento da Marca NerdStar. O intuito da Marca, não é vender camisetas, é vender estilo para todos os Nerds do Brasil. Com esta premissa, a Genius Marketing planejou a sua chegada ao mercado nacional, não para ser apenas mais uma loja nerd, mas para ser A Loja Virtual do Nerd Brasileiro, vendendo o estilo que vai verbalizar uma Personalidade NerdStar.
Abraços e até o próximo post!