
Promovendo produtos e serviços.
A FERRAMENTA JÁ ATRAI A ATENÇÃO DE EMPRESAS COMO UM IMPORTANTE CANAL.
Pequenas empresas brasileiras têm usando o app para alavancar seus negócios. Veja algumas:
1) A Shopgram, desenvolvida por Gabriel Monteiro e Matheus Guilarducci, é uma ferramenta que permite fazer vendas via Instagram e WhatsApp.
2) Adriana Auriemo, fundadora da rede Nutty Bavarian, usa o aplicativo de mensagens para conseguir dicas com colegas do setor e resolver desafios do dia a dia.
3) O Sorvete Naked, feito de água de coco e frutas da estação, é vendido via WhatsApp.
4) O e-commerce de suplementos alimentares Centralfit usa o WhatsApp para interagir com clientes.
O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares no Brasil. Com mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês — sendo que 120 milhões deles se encontram no país —, o app se tornou muito importante para a comunicação. E, como sabemos, todo fenômeno virtual pode se tornar uma grande oportunidade para fazer e divulgar negócios. Tanto que logo surgiram estratégias para fazer marketing digital no WhatsApp.

Fique por dentro.
E QUAIS AS VANTAGENS DE SE USAR O WHATSAPP?
Perfil empresarial
Com o WhasApp Business você pode inserir informações essenciais do seu negócio, como:
- endereço;
- site;
- email;
- segmento; e
- horário de funcionamento.
Esse perfil aparecerá como um perfil verificado, e a ideia é que no futuro haja uma forma de encontrá-lo em um campo de busca, tal qual nas demais redes sociais.
Mensagens rápidas
O aplicativo do WhatsApp, possibilita o acesso via desktop pelo WhatsApp Web, o que facilita e muito a vida de todos os usuários, permitido o controle das mensagens enviadas e recebidas quase que instantaneamente. No modo business, é permitido o envio de mensagens automáticas enquanto ausente. Há como configurar uma mensagem pronta para o período em que estiver fora do trabalho.
Suporte ágil ao cliente
Não precisa pensar somente em problemas sérios. Ajudar vai desde uma dúvida sobre o horário de uma reunião até algo realmente mais complexo.
O WhatsApp pode ser incrível para essa função. Trata-se de mais um lugar para se colocar à disposição, tirar dúvidas, dar orientações, receber feedbacks — tudo de forma prática e acessível.
Divulgue novos produtos e serviços
Tem clientes fiéis? Então, por que não apresentar suas novidades para ele?
Especialmente, para negócios com ofertas sazonais, é uma oportunidade incrível de estimular uma recorrência nas compras.
Entretanto, o cuidado aqui vem dobrado!
- Não mande mensagens promocionais em excesso para não ser bloqueado nem marcado como spam;
- encare a filosofia do sucesso do cliente e não tente vender apenas por vender. Venda para que o consumidor alcance os resultados esperados e confie ainda mais na sua empresa.
Familiaridade
O aplicativo atinge todas as idades! Talvez você ainda não saiba, mas é uma tendência que os aplicativos de mensagens instantâneas fiquem cada vez maiores, ultrapassando até mesmo as redes sociais. Todo o movimento social media e o tradicional e-mail ainda podem parecer meio nebulosos para os mais velhos, ao contrário dos jovens. Mas para alegria de todos, eles já estão no WhatsApp e constituem uma parcela importantíssima no mercado.
Não inunde seus contatos com propaganda
Assim como no email marketing, o seu pior pesadelo deve ser uma marcação como spam. Comunique e não seja invasivo. Justamente por ser um espaço mais íntimo, mantenha o seu fluxo de publicações baixo e fique de olho nos seus resultados, veja o que dá certo ou não e vá sempre otimizando as suas interações para manter a sua base de contatos por mais tempo.
Comodidade
Enquanto no email, nas redes sociais e, principalmente, nas ligações, a comunicação pode soar interruptiva, no WhatsApp o usuário escolhe a hora que quer se comunicar. Com ele, você visualiza e responde somente quando e se quiser, o que já evita todo o receio de receber telefonemas. E como todos já se sentem confortáveis com o aplicativo — o fato de chamar a sua empresa por meio do app, já se torna uma atitude comum.
Tenha uma estratégia multicanal
O WhatsApp é uma ferramenta ótima, mas em hipótese alguma deve ser a única presente em seu marketing, deve ser usada somente como auxílio. Você pode conciliar com divulgação nas redes sociais e produção de conteúdo para ser encontrado mais facilmente, além automatizar com campanhas de e-mail marketing e se possível anúncios no Google AdWords.
Planeje suas Ações.
Por se tratar de um canal tão pessoal, em que as mensagens chegam diretamente no celular do cliente é necessário estabelecer os alguns pontos:
- tipos de conteúdos a enviar (fotos de novos produtos, vídeos de divulgação, apenas texto com códigos promocionais etc.);
- horários ou faixa de horário em que eles devem ser enviados;
- situações que motivam o envio de uma mensagem (novo produto disponível, período de descontos, inauguração de uma filial etc.).
Isso vai permitir que sua empresa só entre em contato quando for oportuno e evitar que a comunicação desrespeite o espaço do consumidor.
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