Endomarketing

Canais YouTube/Vimeo
outubro 30, 2020
Email Marketing
outubro 29, 2020

Porque fazer?

OBJETIVO PRINCIPAL


O objetivo central do endomarketing é focar nas pessoas para gerar resultados. São ações com a finalidade de promover a interação do funcionário juntamente com a empresa, criando métodos motivacionais, eventos, treinamentos, valorizações e atividades do gênero. Nesta questão, a parceria entre as áreas de Marketing e Recursos Humanos é fundamental. O RH assumiu, nos últimos tempos, uma posição mais estratégica dentro das organizações, pois sabe que seus funcionários são como embaixadores da empresa. Houve a percepção de que manter pessoas mais felizes e comprometidas colabora para o crescimento dos resultados

Das ações

QUAIS OS PILARES?

Uma ação de endomarketing pode ser dividida, basicamente, em três pilares:

  • Ações estratégicas, focadas no apoio da realização de metas estipuladas no planejamento da organização;
  • Ações motivacionais, voltadas para a satisfação e qualidade de vida dos colaboradores e da sociedade;
  • Apoio à gestão, colaborando na implantação de processos para que todos saibam claramente como executar seu trabalho.

POR QUE UTILIZAR EMAIL MARKETING?

ORGANIZAÇÕES

Empresas de médio e grande porte são as que mais realizam ações de endomarketing. As micro e pequenas ainda não compreendem bem os benefícios deste conceito – muitas pensam que não colabora com a lucratividade da companhia. “Quanto maior for a organização, mais conflitos de comunicação vão existir. No caso de ambientes menores, a proximidade entre os colaboradores facilita as relações. Porém, isso não dispensa uma ação de endomarketing, seja em uma campanha de vendas ou um treinamento”. Dependendo do porte da empresa, as ações diferem bastante. Grandes corporações possuem recursos como Intranet, cartazes, murais e comunicados por e-mail. Já em uma equipe mais reduzida, o usual é fazer um trabalho mais específico com as lideranças, a fim de intermediar um diálogo direto com todos os colaboradores. “Já encarei situações em que os líderes não sabiam dizer qual era o perfil de seus subordinados. Muitas organizações não têm esta clareza, o que é essencial para o endomarketing assertivo.

ASSERTIVIDADE

As empresas ainda confundem ações motivacionais com endomarketing. A época em que promover festas familiares e encontros de fim de semana eram sinônimos de preocupação com o bem estar do funcionário passou. Hoje, é preciso entender comportamentos de consumo interno a fim de executar ações mais assertivas e personalizadas.

 

“É preciso ter muito cuidado na comunicação para os funcionários, pois vivem a realidade da empresa todos os dias. Trabalhamos com a verdade da marca e é preciso cautela com o que será dito para não ter uma conotação não-condizente com esta vivência”.


Podemos ajudar

De uma forma ou de outra, todos os funcionários têm interações com os clientes, seja diretamente (vendas e representantes de serviço ao cliente) ou indiretamente (promotores, assistentes de atendimento, e outros que estão por trás garantido que tudo funcione perfeitamente).

 

Então, como você pode ter certeza que seus funcionários apoiam sua marca em suas interações com os clientes? A resposta vem em duas partes interligadas:

 

  • Certifique-se de funcionários estão engajados.
  • Treine-os para serem defensores da marca.

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