DICAS DE PROSPECÇÃO – UMA BARREIRA CHAMADA TELEFONISTA / RECEPCIONISTA

7 HABILIDADES QUE O MERCADO EXIGE E A FACULDADE NÃO ENSINA
dezembro 18, 2017
7 SOLUÇÕES GENIAIS PARA SEU WEBSITE
fevereiro 18, 2018
Show all

DICAS DE PROSPECÇÃO – UMA BARREIRA CHAMADA TELEFONISTA / RECEPCIONISTA

Imagine que você precisa passar por uma porta, pois lá encontrará um grande prêmio lhe esperando, mas existe um cão Pitbull na frente desta porta, impedindo você de conquistar aquele prêmio que tanto almeja. O que fazer?

Uma alternativa é distrair o cão e só assim passar, outra é tratar o cão com mimos para ele se afeiçoar a você e a última alternativa é procurar outra entrada para você conseguir o prêmio. Essa analogia é realmente o que acontece quando tentamos telefonar para um cliente potencial e a secretária impede nosso objetivo. Sabemos que essa é a função dela, porém a nossa é ultrapassar qualquer barreira para vender.

A seguir algumas barreiras clássicas das telefonistas/recepcionistas:

É seu primeiro contato?

Quando a telefonista faz essa pergunta, se você responde que sim, imediatamente ela diz “Mande uma apresentação por e-mail que será direcionada para a pessoa responsável”. Neste caso você tem 0,01 chances de alguém responder esse e-mail ou entrar em contato com você. Darei duas dicas:

Dica 1: Negue

“Não, estou realizando um folow up de contatos realizados.”

“Não, estou atualizando informações da sua empresa para o meu cadastro”.

“Não, mandei uma apresentação e estou precisando de um feedback”

Dica 2 : Use os correios

Você cria um diferencial. Deletar um e-mail é fácil mas jogar um envelope sem abrir é muito difícil, pois você conta com a curiosidade a seu favor. Mande um brinde também para a telefonista/recepcionista e depois ligue para confirmar o recebimento.

Já temos fornecedor para este produto Algumas telefonistas/recepcionistas têm autonomia para descartar os vendedores informando que a empresa já tem fornecedor e demonstrando a falta de interesse em desenvolver novos. Mesmo com essa barreira, é possível ultrapassá-la.

Dica 1 : Concordado e discordando

“Sim, entendo, sei que a empresa tem um fornecedor e está satisfeita com ele, mas não estou vendendo nada, apenas fazendo uma pesquisa sobre satisfação e necessidades das empresas com o produto tal. Estou fazendo com clientes e não clientes, para ter uma melhor visão do que pode ser melhorado”.

Dica: Peça ajuda

“Por favor, você pode me ajudar?” Essa frase tem um impacto muito grande no inconsciente das pessoas e dificilmente a resposta é negativa. Pergunte qual o melhor horário para encontrar a pessoa disponível e quando ligar novamente, lembre quem é você: “Bom dia fulana, sou o fulano, lembra? Você disse para eu ligar agora.” Desta forma você cria laços e compromete a pessoa com o que ela informou.

Concluindo…

Eu acredito que cada ação gera uma reação. Se a abordagem é diferente a telefonista/recepcionista pode ficar tão surpreendida que talvez nem use as barreiras acima. Por outro lado, se você repetir a mesma abordagem de todos, como por exemplo:
“Meu nome é tal, sou da empresa tal e gostaria de falar no departamento tal” com certeza ela vai tentar de todos os modos barrar a sua ligação, pois foi instruída para isso. Ao fazer um contato para prospecção, tenha em mente:

Você não é o único a telefonar e usar a frase acima;

Você não vai ser o único a enviar uma apresentação por e-mail;

Você não é o único tentando ultrapassar a barreira da telefonista.

Mais importante que dicas para ultrapassar as barreiras e fugir do “Pitbull”, é usar uma abordagem diferente, que evite que a pessoa veja você como mais um querendo vender ou agendar uma reunião de vendas.

Fica a dica e sucesso!


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/genius/public_html/wp-content/themes/betheme/includes/content-single.php on line 286
Genius Marketing
× Como posso te ajudar?