O Termo cunhado por Philip Kotler, o Marketing Social é uma prática em que os princípios do marketing tradicional são utilizados para promover causas sociais, propagar ideias, atitudes e comportamentos socialmente conscientes e focados no bem-estar coletivo.
Contribuir com iniciativas sociais é uma atitude nobre, mas pode trazer benefícios ainda maiores que a satisfação pessoal dos envolvidos para marcas que investem nestas propostas. A doação de empresas que apoiam a contribuição social ajuda não só comunidades e projetos, como a própria organização.
Manter um bom relacionamento com entidades filantrópicas permite um universo completo de benefícios para empresas que doam. Veja só:
Aumento do valor da marca e vantagens sobre os concorrentes.
Quer que sua logo seja reconhecida e referência em um segmento? Invista em doações e ações de Responsabilidade Social Corporativa!
O capital social é um bom atrativo para novos consumidores e uma alternativa para fidelizar clientes antigos.
Ao compartilhar com o público que você faz parte deste movimento, estará aumentando o brand equity, conceito utilizado para se referir ao valor agregado a um produto ou serviço que a marca oferece.
Além disso, um estudo global feito em 2018 pela Edelman Earned Brand revelou que 85% dos consumidores globais preferem marcas socialmente responsáveis e 55% as recomendariam a seus amigos e familiares.
No Brasil, segundo levantamento do Instituto Ipsos, 23% dos entrevistados preferem pagar um preço um pouco mais elevado ao comprar um produto que contribui para uma causa social, em vez de outro do concorrente que não apoia o desenvolvimento social.
A combinação entre transformar vidas e colocar seu negócio à frente de outros, eleva o reconhecimento da sua marca. Não fique para trás!
Quer um bom motivo para iniciar no marketing social?
Conheça o projeto ML², suas fundadoras são deficientes e realizam diversas lives com o objetivo de levar informação ao público sobre acessibilidade. O projeto fala sobre possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, ou privados de uso coletivo, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.
Se você deseja conhecer melhor o ML² acesse @mendalvesmonica e @liceliadedeus