Apostar no público feminino traz cada vez mais resultado às empresas. As Mulheres no Poder
Na ultima semana recebi alguns e-mails solicitando que eu falasse sobre determinados assuntos, mas dois em particular me chamaram a atenção. Foram dois e-mails de pessoas distintas, mas que trazem no enredo a mesma preocupação: “meu publico alvo são as mulheres, o que fazer para agrada-las?”.
Em 2012 as mulheres movimentaram R$ 740 bilhões em compras diversas. 48% dos CNPJ inscritos no Brasil estão em nome de mulheres. A maioria da população com 51,5% é de mulheres e estão alcançando os homens no consumo de cerveja, por exemplo, onde já representam por quase 40% do consumo no país. Marcas como a Antártica e Skol já realizaram campanhas inteiras voltadas aos publico feminino.
Vender para mulheres é muito mais desafiador uma vez que o nível de exigência delas é muito maior, elas possuem olhar mais apurado e senso de urgência; mas o principal fator (e isso vai mudar em breve) é que a maioria ainda administra as contas de casa. É delas o poder de decisão, são elas que produzem todos os meses uma lista de prioridades de gastos. É lógico, há mulheres que compram, compram, compram e compram! Todo mundo conhece uma compradora compulsiva, porém essas consumidoras estão mais ligadas à culpa (por comprar compulsivamente) do que ao prazer (de ter comprado o melhor produto).
É necessário que a empresa encontre uma razão irresistível para que a mulher abdique do que já queria para efetuar a compra. É difícil, porém não impossível. Fujam de estereótipos, mulher não é tudo igual. Apostem na valorização, porque a mulher de hoje além de cuidar, da casa, do marido, dos filhos, do dinheiro, da empresa, cuida muito bem dela mesma.