No mercado atual, a competição é alta e acirrada. Isso faz com que somente as empresas de elevado destaque, perante o consumidor, se sobressaiam e para atingir essa relevância uma organização deve ir muito além do senso comum que a concorrência se utiliza. Sendo a criatividade, na comunicação com seu cliente, uma forma muito eficiente para atingir esse objetivo de notoriedade junto ao público alvo.
Atualmente as empresas se encontram em um ambiente de mudanças constantes, tudo é muito volátil e se modifica num curto intervalo de tempo. Se adaptar a isso é obrigação das instituições para que consigam conquistar espaço e crescimento mercadológico.
Porém, muitas dessas mudanças vão interferir diretamente na forma com que o consumidor final adquire o produto ou serviço que a empresa oferece. Para conseguir bons resultados mercadológicos e também de relacionamento com a clientela, é da empresa a tarefa de comunicar isso ao seu público de forma rápida, efetiva e adequada.
A comunicação empresa x cliente, além dos já citados, também pode ter diversos outros fins, alguns mais práticos como no exemplo de vendas; já em outros casos ela é utilizada para fins mais institucionais como a construção de identidade de marca ou mesmo reposicionamento mercantil perante o público.
Ao se comunicar com seu cliente, uma empresa deve levar em consideração muitos aspectos, a criatividade é um desses pontos, a ela deve ser destinada elevada atenção, uma vez que, ser e fazer diferente é de suma importância para se destacar em relação à concorrência.
Várias são as definições destinadas à criatividade, ela é algo intangível que vem diretamente da psique humana, ou seja, algo genuíno do pensamento tendo forte ligação com a imaginação.
Há muitas definições de criatividade, podendo isso mudar de acordo com o campo em que ela será aplicada, porém a maioria delas a explica como sendo o ato de ter uma ideia com intuito de realizar uma ação diferentemente do que vem sendo feita, isso é sempre movido por um objetivo.
Há muitos que dizem que a criatividade é algo nato ao ser humano, mas pode não ser bem assim, alguns estudos na área apontam que essa qualidade surge a partir da vivencia e bagagem cultural adquirida ao longo da vida, sendo isso realizado através da criação de ideias estimulada por um objetivo.
No contexto comunicacional a criatividade é primordial, é ela que vai ajudar a passar a mensagem ao cliente de forma diferenciada, garantindo a adesão do público junto à empresa.
Por muito tempo só existiam alguns meios que intermediavam a comunicação empresa X cliente, pode-se tomar como exemplo disso, rádio, tv e jornal. Porém, com a ascensão da internet, a partir dos anos 1990, isso vem mudando e se reconfigurando.
O meio on line mudou a forma de como se comunicar, chegando ao ponto de tornar imediata a reação do cliente sobre a comunicação feita pela instituição, podendo a empresa ter maior controle sobre aspectos como segmentação e audiência.
Alguns especialistas da área evidenciam o fato que o on line e físico interagem na sociedade contemporânea de tal forma a não existir uma separação entre os dois, pois as pessoas encontram-se na maior parte do tempo dividindo sua atenção entre os dois ambientes, através de sua presença real ou representativa realizadas pelos dispositivos de acesso no qual ela se utiliza para adentrar o ambiente on line.
Tendo esses preceitos em mente, a única separação existente não seria mais de on ou off line, mas sim da plataforma com que temos acesso á informação, sendo isso dividido em duas: física e digital.
Como já dito, é importante para uma empresa se destacar das demais para obter bons resultados no mercado atual. Não é novidade pra ninguém a comunicação das empresas na plataforma digital, porém, nesse meio também é importante ser inovador na mensagem e aí se ressalta novamente a importância da criatividade.
Quando uma organização opta por comunicar-se com seu público em plataformas digitais, é muito importante contar com ajuda especializada para isso. Dentro desse âmbito, podemos ajudá-lo, com diversos meios e recursos específicos para garantir o auxílio da comunicação aos objetivos mercadológicos da sua empresa.
Interessou-se? Nós podemos te ajudar!